Leitura | Paulo Leminski e sua “Toda Poesia”

Essa semana uma amiga me indicou um livro muito genial e muito bacana de ser ler. Pois é, eu leio pessoas haha. Enfim, o passa tempo escolhido dessa vez foi “Toda Poesia” de Paulo Leminski que nada mais é do que uma pessoa corajosa o bastante para se equilibrar entre duas enormes construções que rivalizavam na década de 1970.

Processed with VSCOcam with x1 preset

Seus primeiros versos foram a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada “geração mimeógrafo”. Em seu livro você vai encontrar os mais diversos poemas que pra sem bem sincero são divinos e pra melhorar ainda mais o negócio você pode começar a ler na ordem que quiser, pois nunca vai se prender a uma história continua ou seguimentos do mesmo poema. Isso sim é o que mais me chama atenção.

“A poesia de Paulo tem sensibilidade e muita inteligência por trás, porque elas formam o contrário de muitos inversos, por exemplo, o rigor e a emoção, a erudição e a leveza, a vanguarda e o pop.”

Processed with VSCOcam with x1 preset

 

Até o momento eu não tenho nenhum poema preferido, porque são muitos e cada um tem o seu charme, mas só pra vocês sentirem o gostinho vejam esse que tá ai abaixo:

“O que quer dizer, diz. Não fica fazendo o que, um dia, eu sempre fiz.                                                         Não fica só querendo, querendo, coisa que eu nunca quis. O que quer dizer, diz.                                 Só se dizendo num outro o que, um dia, se disse, um dia, vai ser feliz.”

– Paulo Leminski

Sobre Paulo Leminski – Nascido em Curitiba, em 1944. Foi poeta, romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta. É autor de de obras como “Distraídos Venceremos”, “Catatau”, “Bashô” entre outros. Suas composições foram gravadas por diversos artistas, entre eles Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Itamar Assumpção. Faleceu em 1989.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s