Androgenia na moda masculina 2016

“Barbas, jeans colados, coloridos e camisas florais”. Estas são algumas tendências atuais da moda masculina, mas você já parou pra pensar como será a moda masculina no futuro? A academia OS de Roma, na Itália, organizou nesta última quinta-feira (23) o evento “"Homens de 2016, sem Gênero”. O evento nada mais é do que um desfile de moda que descreve o homem do futuro como um ser andrógino, pelo menos no que se diz respeito às suas roupas. Se a academia OS estiver correta, 2016 será um ano de muita sobriedade, neutralidade, e muito elegância.

Segundo a revista Epóca, a androginia não é exatamente uma novidade no mundo fashion. Nos anos 1920, Gabrielle “Coco” Chanel pegou de seu amante, o duque de Westminster, a ideia de transpor para o guarda-roupa de suas clientes os blazers de tweed que ele usava em suas caçadas no interior da Inglaterra. No final dos anos 1960, o próprio Yves Saint Laurent criou o smoking feminino. Nos anos 1980, Jean Paul Gaultier e seus amigos desfilavam de saias numa Paris em ebulição. Na década seguinte, o movimento “Lesbian chic” colocou o vestuário unissex na ordem do dia. “Mas o que estamos vivendo agora é uma verdadeira revolução pós-andrógina”, diz o editor de moda Godfrey Deeney, do jornal francês Le Figaro. “As formas das roupas estão cada vez mais unissex, e o que as diferencia entre homens e mulheres são os adornos, os bordados, os enfeites, ou a ausência deles.”

No Brasil, esse reflexo da moda andrógena também já faz parte das nossas coleções e desfiles. Um dos percursores dessa mescla de gêneros é o estilista, João Pimenta, que em seu último desfile do SPFW apresentou ao público e fashionistas uma coleção totalmente inspirada no guarda roupa feminino e masculino. Confira algumas fotos:

Fonte: Portal FFW

“Passei tanto tempo me apropriando dos elementos da roupa feminina para inserí-las na masculina para agora perceber que o que eu quero é retirar o caráter tanto do feminino quanto do masculino da minha moda”, disse João Pimenta a produção do SPFW. Diante de uma vasta quantidade de referencias e misturas, posso dizer que o estilo masculino se encontra em um longo processo de mutação, entretanto, futuramente tudo isso irá nos fazer ver a moda masculina com outros olhos.

Fonte: Portal FFW

Créditos: Zoomin.TV Brazil, FFW e Revista Epóca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s