Lançamento da exposição ‘Fúria da Sereia’ de Ronaldo Fraga será nesta quinta-feira

Na véspera do lançamento da exposição ‘Fúria da Sereia’, de Ronaldo Fraga em parceria com as Sereias da Penha, o estilista falou à imprensa sobre o projeto desenvolvido com as artesãs de João Pessoa. A primeira-dama de João Pessoa e coordenadora do programa João Pessoa Artesã (JPA) também participou da entrevista coletiva. O atendimento à imprensa aconteceu nesta quarta-feira (18), no auditório da Estação das Artes Luciano Agra, no bairro do Altiplano. Além da exposição será realizado o mesmo desfile, que acontece nesta quinta-feira, às 19h, e que foi apresentado durante o São Paulo Fashion Week (SPFW), em abril deste ano. A novidade é que Ronaldo Fraga desenvolveu peças exclusivas especialmente para serem apresentadas em João Pessoa.

exposição_coletiva_sereiasdapenha_foto_dayseeuzebio-91

A Primeira-Dama Maísa Cartaxo disse que o sucesso das Sereias da Penha é motivo de orgulho para a gestão municipal e para os outros parceiros envolvidos no projeto. “Começamos há dois anos essa parceria e agora extrapolamos as barreiras da Praia da Penha. As artesãs envolvidas ganharam autoestima e, hoje, as sereias da Penha são a cara do artesanato paraibano”, destacou.

O estilista Ronaldo Fraga é só elogios ao trabalho das Sereias da Penha. “Temos nessas artesãs o resultado de um trabalho, que reverbera em outras comunidades. Essa parceria desenvolveu não só a possibilidade de emprego e renda, mas é uma questão de apropriação cultural. Temos um trabalho de alto nível e interdisciplinar em que a moda dialoga com gestão pública, questões ambientais, design e outros tantos aspectos”, disse.

Nessa exposição, o trabalho artesanal criado em João Pessoa é mostrado sob a perspectiva do design e dentro do conceito de economia criativa. Através dessas peças autorais criadas a partir do saber popular e da apropriação cultural, o público ainda reconhece a importância da preservação ambiental e dos ecossistemas a partir do reaproveitamento e ressignificação de materiais que fazem parte do dia a dia das comunidades de pescadores e que costumavam ser vistos como lixo ou sem valor econômico.

Sereias da Penha – O projeto Sereias da Penha é uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, através do Programa João Pessoa Artesã (JPA), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Sebrae Paraíba, que possibilitou as mulheres artesãs capacitação, tendo uma nova atividade econômica. A primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, é coordenadora do Programa JPA.

Serviço:

Exposição Fúria da Sereia

Inauguração dia 19 de novembro apenas para imprensa e convidados

Aberta ao público de 20 de novembro de 2015 a 14 de fevereiro de 2016

Local: Estação das Artes Luciano Agra – Anexo da Estação Ciências Cabo Branco (Rua João Cyrillo – Altiplano Cabo Branco, João Pessoa)

Horários de visitação: de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 21h

Entrada gratuita

Fonte: Ascom (assessoria de imprensa)

Texto: Luiz Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s