Sereias da Penha apresentam nova coleção de biojoias em parceria com estilista Ronaldo Fraga

A partir desta sexta-feira (20), a nova coleção de biojoias das Sereias da Penha está aberta à visitação do público na Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano. Com o nome de “Fúria da Sereia”, a nova coleção foi apresentada para a imprensa e convidados na noite da quinta-feira (19), no mesmo local em que ocorre a exposição. Na ocasião, Ronaldo Fraga, que assina a coleção das Sereias da Penha, apresentou o mesmo desfile do São Paulo Fashion Week (SPFW), realizado em abril deste ano.

A nova coleção, em parceria com o estilista, ressalta a delicadeza do fio de cobre e a arte com as escamas de peixe. O desfile reuniu um grande público que ficou encantado com a beleza das peças.

Com a sensação de estarem entrando no mar, os convidados mergulharam na cultura paraibana através do trabalho estético. O cenário, a convite do estilista Ronaldo Fraga, contou com o trabalho dos artistas plásticos paraibanos Babá Santana e Izis Galvão. Tecendo sonhos com linhas de pesca, fios de cobre e escamas de peixe, as sereias confeccionaram uma coleção rica em detalhe, criatividade e amor.

A coordenadora do João Pessoa Artesã (JPA) e madrinha do projeto e primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo, prestigiou o desfile e comemorou o sucesso do projeto das Sereias da Penha. “Foi uma parceria inédita e que em apenas um ano deu muitos frutos. O Sereias da Penha mostrou que é possível reescrever histórias e mudar vidas. Esse projeto muito nos orgulha, pois empodera as mulheres, gera autoestima, renda, inclusão social e sustentabilidade. Tudo isso com o desenvolvimento do talento humano com base na economia criativa. A abertura dessa exposição é um legado jamais visto em João Pessoa e importante para cultura da nossa cidade. Estou muito feliz com mais esse sucesso.”, destacou.

O estilista Ronaldo Fraga destacou que o projeto é referência para o País. “Fico muito emocionado em lembrar que a primeira semente desse projeto foi plantada há dois anos e hoje é muito mais que uma referência para cidade, para o Estado, é uma referência para o País em economia criativa. Esse termo que vem sendo usado com exaustão, mas muita gente não sabe exatamente como aplicar, e aqui vem sendo aplicado com foco não só em gerar emprego e renda, mas principalmente com reafirmação cultural. É nesse lugar que eu acredito. O genuíno é o novo luxo”, disse.

A coleção – A coleção “Fúria da Sereia” traz colares estruturados mais ajustados ao pescoço, pulseiras, brincos, vestuário e bolsas. As peças ficarão em exposição na Estação das Artes, durante 90 dias. Porém, os interessados nessa arte podem conferir mais novidade na loja das Sereias, localizada na Praia da Penha e através do blog https://sereiasdapenha.wordpress.com/.

Com a apoio e incentivo para desenvolverem as biojoias que resultaram na nova coleção, as sereias descobriram que a mudança de vida estava na ponta dos dedos. “Esse desfile aqui, em nossa terra, tão próximo à nossa comunidade nos enche de alegria e entusiasmo para prosseguir. Materiais que antes jogávamos no lixo, hoje transformamos em arte. Esse projeto não só promoveu a melhoria na qualidade de vida, como principalmente elevou a autoestima desse grupo. As vezes não nos damos conta do quanto esse projeto é grandioso. Já recebemos pedido até da Suíça”, declarou a artesã e presidente da associação Sereias da Penha, Joseane Izidro.

Sereias da Penha – O sucesso do ‘Sereias da Penha’ deve-se ao fortalecimento da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, através do Programa João Pessoa Artesã (JPA), com o Instituto Federal de Educação (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que possibilitou capacitação, inclusão social, geração de renda e desenvolvimento de uma economia criativa com a apropriação da cultura local na comunidade Praia da Penha.

Fonte: Ascom (Assessoria de imprensa)

Texto: Nayanne Nóbrega e Luiz Carlos Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s