Cultura, história, design e comunicação norteiam 12ª Colóquio de Moda na capital

Além de passar por diversos campos da educação e explorar um vasto leque de atividades voltadas para o campo da moda, o 12ª Colóquio de Moda, que acontece entre os dias 11 e 14 de setembro, traz no próximo mês para capital paraibana temas que passear pela cultura, história, design e comunicação. Dividido em oito eixos temáticos: design, cultura, comunicação, educação, figurino, marketing, processos produtivos e sustentabilidade, a conferência é uma oportunidade para alunos e ouvintes que gostam do assunto se aprofundarem mais na cultural fashion. As inscrições para ouvinte e minicursos continuam abertas até o dia 30 de agosto e podem ser feitas no portal coloquiomoda.com.br.

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Tendo quatro conferências internacionais e seis mesas-redondas confirmadas, as atividades englobam em suas palestras convidados de grande renome internacional vindos de universidades estrangeiras a exemplo de países como a Itália, Argentina, Chile e também do Reino Unido. Por ser também a 9ª Edição Internacional, o colóquio se torna um dos mais importantes congressos acadêmicos e científicos de moda do Brasil e que será realizado no Campus do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.

A abertura oficial do evento acontece na noite do dia 11, com lançamento de livros e palestra de abertura com a estilista baiana Marcia Ganem.  Neste dia haverá ainda abertura oficial do “Fórum das Escolas de Moda”, pela manhã, e duas mesas-redondas.

Para a coordenadora do curso de Design de Moda do Unipê, prof. Victoria Fernandes, o evento consiste em “um entendimento mais amplo do que é Moda e também de que ela está em todas as áreas”.

Desse modo, seguindo o cronograma da programação, as conferências internacionais tem início a partir do dia 12 de setembro com a professora da universidade de Londres, University College London, Ana Cláudia Suriani, que falará sobre o tema “Moda: transferências culturais e história do livro”. Além de professora, Ana é doutora em Letras Modernas pela Universidade de Oxford.

No dia seguinte, será a vez da escritora Harriet Posner tomar conta da conferência com uma palestra sobre “Comunicação e Produção de Moda”. Harriet é autora do livro Marketing da Moda (2016, publicado pela editora Gustavo Gilli no Brasil) e é gestora do curso Fashion Communication and Promotion da Norwich University of the Arts, no Reino Unido.

E fechando a programação de palestras estrangeiras, na quarta-feira (14) serão realizadas as duas últimas conferências internacionais com Alessandro Bucci, da University of Edinburgh, na Escócia, que fará um bate papo com o tema “MUDE Lisboa: Explorações únicas e múltiplas da História da moda” e a designer e consultora de moda e tendências, a argentina Laura Novik,  que encerramento o evento, com a palestra sobre sua empresa Blink Design. Laura é especialista em Comunicação e Gestão de Design.

Saiba mais:

– Mesas redondas e minicursos

O evento terá ainda minicursos direcionados a estudantes, docentes e profissionais, que ocorrerão paralelos à programação. As mesas-redondas com temáticas ligadas aos “Modos de Fazer e Modos de Pensar” ocorrem todos os dias pela manhã e tarde. Essas mesas contarão com palestrantes nacionais e internacionais, que discutirão temas como o algodão colorido da Paraíba, o design de couro no Brasil, relações de gênero na moda, empreendedorismo e moda, entre outros. Os temas se somam às apresentações de trabalhos oriundos de pesquisas, extensões e pós-graduações para fomentar a discussão sobre a moda e o design nas universidades e no mercado. Haverá também um Congresso de Iniciação Científica.

A presidente da 12ª edição do evento, profa. Gabriela Maroja, considerou que o Colóquio “é um importante evento para refletir a moda não apenas sob o viés do espetáculo, ou seja, as famosas semanas de moda, mas como uma área de conhecimento presente nas universidades e que pensa em todo o processo de criação e produção antes mesmo dela chegar ao mercado”. A programação completa pode ser conferida no portal coloquiomoda.com.br.

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